A NAS Titânio projeta, fabrica e distribui produtos em titânio para São Paulo e todo o Brasil.

Pensando em titânio

Apesar de já ser centenária a descoberta e o desenvolvimento do titânio como metal, o material continua sendo visto por muitos como um material exótico.

Na prática estamos muito mais envolvidos com o titânio do que imaginamos, e não seria possível a humanidade ter atingido os graus de bem-estar e evolução se não houvesse o titânio.

Portanto, quando você se encantar ao segurar uma jóia em titânio, pense que o titânio é muito mais do que um material que possui cores e acabamentos maravilhosos. Ainda, vale ressaltar: não se empolgue apenas com o nome “titânio”.

Não é necessário pensar que sem o titânio jamais teria acontecido as viagens espaciais ou como a evolução na exploração dos oceanos progrediu por consequência do titânio. Podemos ver ao nosso redor a presença do titânio e sentir a diferença que ele faz em nossas vidas.

Começando pela área da saúde, hoje com o prolongamento dos anos de vida, deseja-se aproveitar a chamada melhor idade e com o avanço da medicina aliado a existência do titânio, pode-se chegar a feitos inacreditáveis. Andando pelas ruas, por exemplo, ao nosso lado pode estar uma pessoa que tem prótese no quadril ou joelho completa em titânio e caminha normalmente, bem como temos situações de estética em que se implanta um pino de titânio para substituir a perda de um dente e em consequência o que vemos é um belo sorriso. 

Praticamente qualquer parte do esqueleto pode ser reconstituído por prótese de biomaterial em titânio. Então chegamos também aos instrumentos cirúrgicos, muito apreciados por cirurgiões que excutam trabalhos complexos por longas horas, como quando necessitamos preservar a nossa saúde implantando stents nas artérias usando ligas com memória a base de titânio, bem como os bons marca-passos que têm suas caixas feitas em titânio e nos ajudam a proteger os nossos corações.

Em bens de consumo destinados à indústria de lazer e recreação, fica até difícil descrever tudo o que é feito em titânio, mas podemos afirmar que os melhores tacos de golfe, as boas bikes e importantes componentes dos carros/ motos de corrida são feitos em titânio.

O titânio está se tornando cada dia mais importante no segmento da construção civil, tanto pelo aspecto de sua baixa densidade, quanto pelas elevadas propriedades mecânicas, excelente ciclo de vida ou pelo fator estético, que seduz os arquitetos, escultores e artistas plásticos, possibilitando o desenvolvimento de projetos que com outros materiais seria inviável. 

Como não poderia ficar de fora, na área da segurança o titânio também está muito presente, principalmente em produtos com tecnologia de ponta, tais como blindagens e armamentos. Aliás, em aplicações militares o titânio tem um de seus principais nichos de consumo. 

Talvez os produtos em titânio desenvolvidos para consumo pessoal sejam bem conhecidos pela maioria de nós, tais como óculos e relógios em titânio. As principais joalherias estão criando peças espetaculares em titânio que ainda são consideravelmente exclusivas, mas maravilhosas e valiosas.

O titânio continua no radar dos desenvolvedores de equipamentos de alto desempenho, assim como os que fazem uso dos supercondutores e necessitam das ligas em titânio, especialmente agora que cada vez mais se usará materiais compósitos com titânio em suas bases.

 

A NAS Titânio projeta, fabrica e distribui produtos em titânio para São Paulo e todo o Brasil.

Entre em contato com a NAS Titânio e obtenha os melhores produtos feitos de titânio.